Topologias de rede

 

Uma rede pode ser configurada numa das seguintes formas ou topologias:

·        Topologia em Estrela

·        Topologia em Anel

·        Topologia em Barramento

·        Topologia em Malha

 

 

Topologia em Estrela

A topologia em estrela consiste num dispositivo central de controlo, que desempenha o papel de servidor, ao qual estão ligados a diversos computadores. Cada computador está ligado ao computador central através do seu próprio cabo e qualquer das estações de trabalho para aceder a outro é necessário passar pelo computador central.

Neste tipo de redes as informações são transmitidas de um ponto, tendo que passar obrigatoriamente pelo computador servidor

O que acontece se o servidor avariar Teoricamente, significa a que a rede não está operacional, mas esta topologia de rede prevê frequentemente a possibilidade de multi-servidor, com objetivo de evitar ou não funcionamento das redes.

 

 

 

Topologia em Anel

A topologia em anel é composta por estações de trabalho ligadas em círculo, cada uma com o cabo ligado á estação seguinte do anel. Nesta arquitetura os computadores estão organizados de uma forma semelhante á topologia em barramento, com a diferença de os extremos do cabo estarem ligados.

Num anel, os computadores desempenham a função de repetidores a informação circula apenas num dos sentidos. Na rede circula em permanência a informação, tendo as estações de trabalho de verificar o examinar o seu conteúdo. Para saber se esta informação lhes é destinada, a estação em causa recolhe a informação e envia a outra á estação emissora, confirmando a receção.

Se um computador avariar ou um cabo se desligar é evidente que o sistema falhará, contudo uma variante ao verdadeiro anel foi introduzido pela IBM para solucionar este problema.

 

 

Topologia em Barramento

A topologia em barramento também é conhecida topologia em Bus. Este é o método mais simples e comum de conectar os computadores em rede. Consiste em um único cabo (segmento), que conecta todos os computadores da rede numa linha única.

Permite o maior número de terminais ligados á rede e todos os terminais são ligados a um cabo principal. Deste modo uma informação poderá ser enviada para um terminal ou para todos simultaneamente. Os pontos da rede não participam do processo de transmissão de dados.

As informações que percorrem o barramento passam pelas estações se necessidade de serem retransmitidas pelas estações, assim sendo se se retirar uma das estações, por exemplo avariada, não vai perturbar o funcionamento de rede.

 

 

Topologia em malha

Numa topologia física em malha os computadores interligam-se entre si ponto – a- ponto, ou seja, existe diversos caminhos para se chegar ao mesmo destino. É criada numa malha de caminhos possíveis.

Nas redes alargadas (WAN ), como é o caso da internet, este tipo de topologia e muito utilizado.

Quando enviamos um e-mail ele pode seguir diversos caminhos e o caso haja problemas num dos troços, a mensagem segue por outro troço, aumentando a probabilidade de chegar ao destino.

As maiores desvantagens desta topologia são a maior complexidade da rede, e o preço dos equipamentos de interligação nos nós.